Produção
TECNOLOGIA
A base deste conceito é sustentada pelo “know how” adquirido em mais de meio século de actividade pelos nossos serviços técnicos e demais colaboradores.
Equipamentos CNC de última geração alteraram substancialmente os processos de fabrico assim como asseguraram, ainda mais, a qualidade do acabamento e dimensional. O apoio de suportes informáticos tais como o novo Programa de Produção (Sipro-Indústria), Programa da Qualidade (SIQA), Programa de Controlo dos Dispositivos de Medição e Monitorização (DMM) e Desenho Assistido por Computador (Auto-Cad) são uma garantia do êxito dos processos e do futuro que a nós pertence.
INOVAÇÃO
Um dos primeiros grandes momentos da empresa foi o projecto e concepção de um motor a 2 tempos, de 50 c.c. de cilindrada e bicilíndrico no ano de 1951.
Em colaboração com a Empresa Entreposto, desenvolve e fabrica conjunto diferencial e caixa de direcção para o veículo motorizado modelo SADO. Também para máquinas industriais nos anos 80/90, projectamos e fabricamos caixas de velocidades sincronizadas e de engate lateral. Ainda hoje fazem parte do nosso fabrico este tipo de caixas.
Por força da morfologia do terreno na ilha da Madeira, estudamos, calculamos e executamos conjuntos diferenciais e caixas de velocidades com relações de transmissão adequadas. Estas inovações destinam-se a veículos ligeiros e pesados de passageiros de variadíssimas marcas e modelos com zero quilómetros.
No projecto nacional de construção de um veículo automóvel eléctrico, idealizamos e executamos um sistema de transmissão às rodas motrizes completamente inovador.
QUALIDADE
A António Ferreira Rito & Filhos, L.da. é possuidora de um vasto conhecimento e experiência tecnológica e com pretensões a um crescimento do seu mercado e melhoria dos seus produtos e serviços de forma a melhorar continuamente o seu sistema de gestão.
A manutenção do Sistema da Qualidade na António Ferreira Rito & Filhos, Lda permite melhorar e desenvolver a comunicação interna e externa da nossa organização, de forma a satisfazer as necessidades do mercado e das partes interessadas relevantes, garantindo o cumprimento de todos os requisitos normativos e legais aplicáveis.
Objetiva-se um aumento da produtividade e qualidade do produto final através da melhoria das técnicas e métodos nos processos de fabrico e ainda uma melhor gestão e formação dos recursos humanos.
Pretende-se assim, aumentar forma contínua o grau de confiança e satisfação dos clientes assim como melhorar o apoio ao cliente.
A empresa tem ainda como objetivo aumentar a capacidade de intervenção técnico-comercial junto do cliente, pela procura de novos mercados, melhorar de forma sistemática o relacionamento com os nossos fornecedores externos, objetivando-se uma melhoria dos requisitos do nosso produto e serviço.
Estas são as linhas de orientação para a Qualidade que a Gerência e os seus mais diretos responsáveis apoiam. Com a colaboração de todos, será possível implementar estas estratégias com sucesso.
Reacondicionamento de Motores
O nosso Departamento de Reacondicionamento de motores existe desde a fundação da empresa em 1947, tendo por isso experiência na reconstrução de todo o tipo de motores de combustão interna.
Temos ainda um vasta experiência na preparação de motores para a competição de velocidade, todo o terreno (Rali, Ralicross, Autocross), motociclismo entre outras.
Na área dos automóveis históricos, procedemos a todo o tipo de reparações, mantendo as características originais dos motores, porem valorizando-os com a introdução de tecnologia de vanguarda que lhes proporciona maior rendimento e fiabilidade. Estes serviços têm merecido grande reconhecimento nacional e internacional, nomeadamente por coleccionadores e profissionais especializados de países com grande experiência no restauro de automóveis antigos, como Espanha, França, Alemanha e Inglaterra.
Respeitando sempre as recomendações dos fabricantes e acrescentando valor pela utilização de tecnologia de ponta, realizamos as seguintes operações.
COLAÇAS:
Descarbonização, teste de estanquecidade, rectificação de sedes, válvulas e afinação.
BLOCOS DE MOTOR:
Teste, facejamento, rectificação de cilindros, encamisagem e broqueamento em linha.
BIELAS:
Rectificação de chumaceiras, encasquilhamento de olhais e alinhamento de bielas.
CAMBOTAS:
Rectificação, montagem e ajuste.
MOTOR:
Pré-montagem final para ensaio e ajuste.
TORQUES:
Desmontagem, avaliação e reconstrução.
Reconstrução parcial de peças danificadas tais como: veios secundários e primários, pinhões de ataque, coquilhas de diferencial, transmissões, bombas de óleo e outras. No caso de impossibilidade de reparação, podemos ainda recorrer à fabricação de peças novas no nosso centro de produção.
Centros de Produção
CENTRO DE PRODUÇÃO
Ocupa uma área coberta de 2800 m² que inclui as seguintes secções:
- Gabinete de Controlo – Bem equipado e climatizado.
- Armazém de Produtos Acabados – Centralizado e informatizado.
- Nave Principal – Maquinação actualizada e específica para o bom desempenho no fabrico da nossa gama de produtos.
- Forjagem – Equipado para uma carga de 350 toneladas.
- Tratamento Térmico –
- Aço – Recozimento, Cementação, Têmpera e Revenido;
- Alumínio – Têmpera e Revenido.
- Fundição de Alumínio – Fundição por gravidade.
- Tratamento de Superfície – Fosfatação do Alumínio.
- Armazém de Matérias Primas – Centralizada e informatizada.
- Gabinete Técnico – Rede Informática e Desenho Assistido por Computador
OFICINA
REACONDICIONAMENTO DE MOTORES
Ocupa uma área coberta de 1000 m² que inclui as seguintes secções:
- Recepção – Avaliação dos trabalhos a executar;
- Maquinaria – Actualizada e específica para o bom desempenho da actividade;
- Gabinete – Controlo e ensaios;
- Soldadura – Simples eléctrodo revestido e sistema MIG;
- Limpeza – Equipada com lavagem e decapagem forçada;
- Armazéns – Matérias Primas e Produtos Acabados.