Produção

TECNOLOGIA 

   A base deste conceito é sustentada pelo “know how” adquirido em mais de meio século de actividade pelos nossos serviços técnicos e demais colaboradores.

   Equipamentos CNC de última geração alteraram substancialmente os processos de fabrico assim como asseguraram, ainda mais, a qualidade do acabamento e dimensional. O apoio de suportes informáticos tais como o novo Programa de Produção (Sipro-Indústria), Programa da Qualidade (SIQA), Programa de Controlo dos Dispositivos de Medição e Monitorização (DMM) e Desenho Assistido por Computador (Auto-Cad) são uma garantia do êxito dos processos e do futuro que a nós pertence.

INOVAÇÃO

   Um dos primeiros grandes momentos da empresa foi o projecto e concepção de um motor a 2 tempos, de 50 c.c. de cilindrada e bicilíndrico no ano de 1951.

   Em colaboração com a Empresa Entreposto, desenvolve e fabrica conjunto diferencial e caixa de direcção para o veículo motorizado modelo SADO. Também para máquinas industriais nos anos 80/90, projectamos e fabricamos caixas de velocidades sincronizadas e de engate lateral. Ainda hoje fazem parte do nosso fabrico este tipo de caixas.

   Por força da morfologia do terreno na ilha da Madeira, estudamos, calculamos e executamos conjuntos diferenciais e caixas de velocidades com relações de transmissão adequadas. Estas inovações destinam-se a veículos ligeiros e pesados de passageiros de variadíssimas marcas e modelos com zero quilómetros.

   No projecto nacional de construção de um veículo automóvel eléctrico, idealizamos e executamos um sistema de transmissão às rodas motrizes completamente inovador.

QUALIDADE

   A António Ferreira Rito & Filhos, L.da. é possuidora de um vasto conhecimento e experiência tecnológica e com pretensões a um crescimento do seu mercado e melhoria dos seus produtos e serviços de forma a melhorar continuamente o seu sistema de gestão.

   A manutenção do Sistema da Qualidade na António Ferreira Rito & Filhos, Lda permite melhorar e desenvolver a comunicação interna e externa da nossa organização, de forma a satisfazer as necessidades do mercado e das partes interessadas relevantes, garantindo o cumprimento de todos os requisitos normativos e legais aplicáveis.

   Objetiva-se um aumento da produtividade e qualidade do produto final através da melhoria das técnicas e métodos nos processos de fabrico e ainda uma melhor gestão e formação dos recursos humanos.
Pretende-se assim, aumentar forma contínua o grau de confiança e satisfação dos clientes assim como melhorar o apoio ao cliente.

   A empresa tem ainda como objetivo aumentar a capacidade de intervenção técnico-comercial junto do cliente, pela procura de novos mercados, melhorar de forma sistemática o relacionamento com os nossos fornecedores externos, objetivando-se uma melhoria dos requisitos do nosso produto e serviço.

   Estas são as linhas de orientação para a Qualidade que a Gerência e os seus mais diretos responsáveis apoiam. Com a colaboração de todos, será possível implementar estas estratégias com sucesso.

Reacondicionamento de Motores

   O nosso Departamento de Reacondicionamento de motores existe desde a fundação da empresa em 1947, tendo por isso experiência na reconstrução de todo o tipo de motores de combustão interna.

   Temos ainda um vasta experiência na preparação de motores para a competição de velocidade, todo o terreno (Rali, Ralicross, Autocross), motociclismo entre outras.

   Na área dos automóveis históricos, procedemos a todo o tipo de reparações, mantendo as características originais dos motores, porem valorizando-os com a introdução de tecnologia de vanguarda que lhes proporciona maior rendimento e fiabilidade. Estes serviços têm merecido grande reconhecimento nacional e internacional, nomeadamente por coleccionadores e profissionais especializados de países com grande experiência no restauro de automóveis antigos, como Espanha, França, Alemanha e Inglaterra.

 

Respeitando sempre as recomendações dos fabricantes e acrescentando valor pela utilização de tecnologia de ponta, realizamos as seguintes operações. 

COLAÇAS:
Descarbonização, teste de estanquecidade, rectificação de sedes, válvulas e afinação.

BLOCOS DE MOTOR:
Teste, facejamento, rectificação de cilindros, encamisagem e broqueamento em linha.

BIELAS:
Rectificação de chumaceiras, encasquilhamento de olhais e alinhamento de bielas.

CAMBOTAS:
Rectificação, montagem e ajuste.

MOTOR:
Pré-montagem final para ensaio e ajuste.

TORQUES:
Desmontagem, avaliação e reconstrução.

Reconstrução parcial de peças danificadas tais como: veios secundários e primários, pinhões de ataque, coquilhas de diferencial, transmissões, bombas de óleo e outras. No caso de impossibilidade de reparação, podemos ainda recorrer à fabricação de peças novas no nosso centro de produção.

Centros de Produção

FÁBRICA
CENTRO DE PRODUÇÃO

Ocupa uma área coberta de 2800 m² que inclui as seguintes secções:

  • Gabinete de Controlo – Bem equipado e climatizado.
  • Armazém de Produtos Acabados – Centralizado e informatizado.
  • Nave Principal – Maquinação actualizada e específica para o bom  desempenho no fabrico da nossa gama de produtos.
  • Forjagem – Equipado para uma carga de 350 toneladas.
  • Tratamento Térmico –
    • Aço – Recozimento, Cementação, Têmpera e Revenido;
    • Alumínio – Têmpera e Revenido.
  • Fundição de Alumínio – Fundição por gravidade.
  • Tratamento de Superfície – Fosfatação do Alumínio.
  • Armazém de Matérias Primas – Centralizada e informatizada.
  • Gabinete Técnico – Rede Informática e Desenho Assistido por Computador


OFICINA
REACONDICIONAMENTO DE MOTORES

Ocupa uma área coberta de 1000 m² que inclui as seguintes secções:
 
  • Recepção – Avaliação dos trabalhos a executar;
  • Maquinaria – Actualizada e específica para o bom desempenho da actividade;
  • Gabinete – Controlo e ensaios;
  • Soldadura – Simples eléctrodo revestido e sistema MIG;
  • Limpeza – Equipada com lavagem e decapagem forçada;
  • Armazéns – Matérias Primas e Produtos Acabados.
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